Projeto 667BDR Кальмар Delta III
Em 1972, o escritório de projetos da TsKB Roubine começou a estudar o projeto SSBN 667BDR Kalmar ( Delta III para a OTAN) derivado do projeto 667BD e capaz de implementar o futuro míssil R-29R de múltiplas cabeças. A dotação do míssil permaneceu inalterada, mas a maior altura do R-29R tornou necessário elevar a protuberância dorsal do Delta III , que atingiu o nível das barras de mergulho dianteiras.
Como seus predecessores, o Projeto 667BDR era um submarino de casco duplo. O casco grosso, construído em aço AK-29 e reforçado por 239 pares, foi dividido em dez fatias. O espaço entre os dois cascos foi ocupado pelos balastros na parte inferior, para um volume de 2500 m 3 , enquanto os cilindros de ar de alta pressão e vários apêndices foram colocados na parte superior.
As condições de vida dos tripulantes foram melhoradas com a instalação de um solário e um ginásio de esportes, mas o volume disponível por marinheiro nas áreas de convivência continuou baixo. Do lado da segurança, o sistema de combate a incêndio utilizou extintor com gás inerte, no caso o freon.
O sistema de direção do Delta III consistia em barras de mergulho dianteiras localizadas na cama para promover estabilidade de imersão e barras transversais na parte traseira. As barras de mergulho de ré tiveram suas superfícies móveis divididas em quatro partes: duas barras móveis principais e duas barras móveis secundárias de área reduzida. Este último pode ser uma redundância das barras principais ou ser usado para realizar movimentos lentos e discretos.
A produção de energia foi assegurada por dois reatores VM-4S de unidade de 90 MW, fornecendo o vapor para dois turbo-geradores TG-3000 de unidade de 3 MW. Os dois motores a diesel DG-460 forneceram a fonte de alimentação reserva. Duas unidades de turbo-redução GTZA-635 dirigiram as duas linhas de eixo independentes. Um motor elétrico de emergência PG-153 estava presente em cada linha de eixo. As hélices de 5 pás instaladas no início foram substituídas em alguns barcos por hélices de 7 pás. A jusante das pás, o cubo da hélice foi equipado com dois planos de 90 ° para reduzir a cavitação da ogiva.
Um novo sonar capaz de operar em baixa frequência, o MGK-400 Roubikon , foi instalado para substituir o MGK-100 Kertch . Um sonar passivo rebocado Avrora-1 foi instalado no K-44, K-441, K-487 e K-496 durante um IPER . Esta antena linear rebocada foi instalada no cais e não podia ser lavada: o submarino, portanto, tinha que mantê-la durante a patrulha.
O aparelho de navegação Tobol-M-1 também apresentou avanços em relação ao instalado nos SSBNs anteriores, pois necessitava apenas de reajuste a cada dois dias. O sistema de navegação acústica Chmel forneceu uma ajuda inestimável ao navegar sob o gelo.
Para permitir que os SSBNs do Projeto 667BDR lançassem seus 16 mísseis em uma única explosão, o sistema de gerenciamento de fogo foi aprimorado. O sistema de armas D-9R pode transportar 16 mísseis de três versões diferentes e intercambiáveis:
- o R-29R com três ogivas nucleares de 0,2 Mt com alcance de 6.500 km;
- o R-29RL com uma única ogiva nuclear de 0,45 Mt com alcance de mais de 9.000 km;
- o R-29RK com sete ogivas nucleares de 0,1 Mt com alcance de 6.500 km.
A dotação SNLE padrão do projeto 667BDR incluía mísseis R-29R ou R-29RL. Seu provável desvio circular era da ordem de 900 m.
O armamento convencional do Delta III incluía 4 torpedos de 533 mm e 2 de 400 mm. O fornecimento de torpedos incluía 16 armas de 533 mm incluindo 4 em tubo e 12 em rançosos e 4 armas de 400 mm.
Lista de SSBNs para o projeto 667BDR | ||||
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Nome do usuário | Numero do site | Colocada em espera | Lançado | Em serviço |
Severodvinsk, site n ° 402 Sevmach | ||||
K-424 | 355 | 30/01/1974 | 11/02/1976 | 30/12/1976 |
K-441 | 366 | 07/05/1974 | 25/05/1976 | 31/10/1976 |
K-449 | 367 | 19/07/1974 | 29/07/1976 | 26/12/1976 |
K-455 | 368 | 16/10/1974 | 16/08/1976 | 30/12/1976 |
K-490 | 372 | 06/03/1975 | 21/01/1977 | 30/09/1977 |
K-487 | 373 | 09/06/1975 | 04/04/1977 | 27/12/1977 |
K-44 | 376 | 31/01/1980 | 19/01/1982 | 17/09/1982 |
K-496 | 392 | 23/09/1975 | 13/08/1977 | 30/12/1977 |
K-506 | 393 | 29/12/1975 | 26/01/1978 | 30/11/1978 |
K-211 | 394 | 19/08/1976 | 13/01/1979 | 28/09/1979 |
K-223 | 395 | 19/02/1977 | 30/04/1979 | 27/11/1979 |
K-180 | 396 | 27/12/1977 | 01/08/1980 | 25/09/1980 |
K-433 | 397 | 24/08/1978 | 20/06/1980 | 15/12/1980 |
K-129 | 398 | 09/04/1979 | 15/04/1981 | 11/05/1981 |
Fontes:
- The Soviet Navy , Marines edition, Captain (Navy) Claude Huan, 2002
- Sowieckie atomowe okrety podwodne Yankee & Delta , Wydawniczo-Poligraficzny, Jacek Krzewinski, 2000
- Атомные подводные лодки ВМФ СССР и России , С.С. Бережной, Наваль Коллекция, 2001
- Подводный Флот России , Патриотический центр "Культура и Армия", Борис Воробьев, 2005
- página do projeto 667BDR do site Soumarsov
- página do projeto 667BDR do site da Operação Atrina
- Página do projeto 667BDR do site Deepstorm
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