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CHACAL 1 E 2 (MWMIK)

 

Chacal 1 e 2 (MWMIK)

O MWMIK é um veículo que entrou em serviço em 2008 e que substituiu o Land Rover WMIK.

O veículo desde então serviu no Afeganistão e ajudou unidades de patrulha de combate. Sua principal característica é que ele foi construído pensando em recursos off-road e pode carregar uma carga muito maior do que seu antecessor.

Chacal 1

CHACAL 1

O Chacal foi encomendado pelo Ministério da Defesa como um requisito operacional urgente para as Forças Armadas britânicas no Afeganistão e no Iraque, mas só entrou em operação no Afeganistão. Foi durante julho de 2007 quando o MoD anunciou a compra de 130 da variante Chacal 1 para uso nesses países. O veículo foi inicialmente escolhido pelo MoD, uma vez que o veículo teve um bom desempenho nos testes em comparação com os Land Rovers WMIK, que provaram ser menos ágeis em terrenos acidentados. Por causa desse desempenho aprimorado em terrenos incomuns e acidentados, as rotas óbvias que são ótimas para emboscadas não precisam mais ser usadas, pois o veículo foi feito para sair da estrada. Chacal 1 está em operação no Afeganistão desde 2008.

CHACAL 2

Chacal 2 (Fonte: MoD)

A versão Jackal 2 do veículo original é uma versão melhorada que mudou o design do próprio veículo, ao mesmo tempo que foi equipada com motor aprimorado e capacidade de tamanho de carga. O chassi foi alterado para que possa receber um motor maior, conter uma maior quantidade de equipamentos / essenciais, bem como o armamento principal sendo movido um pouco mais para a frente do veículo, o que significa que o operador da arma principal pode apontar o atirar mais, o que aumenta sua capacidade de disparo e linha de visão. (LoS) No total, cerca de 200 Jackal 2 + Coyote estão encomendados e 100 serão entregues até 2010.

Informação adicional

O veículo conta com uma tripulação de três pessoas, onde há um motorista e 2 artilheiros que comandam a metralhadora 50. / lançador de granadas 40 mm e também a metralhadora 7,62 de uso geral. O veículo é descrito pelo MoD como um veículo leve todo-o-terreno que cumpriu certos requisitos do ministério. Jackal 2 pesa 6,65 toneladas, o que é bastante leve para um veículo deste tamanho, onde veículos como o Snatchpesam apenas 4,45 toneladas. Off-road, o veículo é capaz de manter velocidades em torno de 79 mph e na estrada o máximo que pode atingir é de 80 mph. O veículo também pode continuar sem manutenção e reabastecimento por cerca de 400 milhas, onde o veículo tem suprimentos suficientes a bordo para continuar. O veículo foi originalmente planejado para não conter a ameaça de bombas e IEDs, já que os veículos devem ser usados ​​em operações onde vão principalmente fora da estrada, onde normalmente não haverá uma ameaça de bombas nas estradas. No entanto, houve mortes por bombas na estrada neste veículo.

VARIANTES

Coiote (Fonte: MoD)

  • Coiote: Veículo de Suporte Tático (TSV)
    • Este veículo é um veículo 6 x 6 que se baseia no design do chassi do Chacal , eles são projetados como transportadores de carga média para uso logístico, já que o veículo é todo terreno, o veículo pode chegar a destinos onde outros veículos mais pesados ​​ou aeronaves não podem ir sem grandes riscos. O veículo é capaz de transportar 1,5 toneladas de suprimentos, no entanto, como duas rodas extras são instaladas, o veículo pesa mais 10,5 toneladas. Ele também pode ser armado com as mesmas munições do Chacal 1 e 2. 70 desses veículos foram encomendados pelo Ministério da Defesa.

ARMAMENTO

O veículo pode ser armado com várias munições.

  • Metralhadora calibre M2 50
  • Lançador de granadas de 40 mm Heckler & Koch GMG (metralhadora granada) . (Semelhante ao Mk. 19)
  • Secundário: 7,62 metralhadora de uso geral

CRÍTICAS

O veículo é muito aberto, especialmente para seus ocupantes, onde os tiros de franco-atiradores e estilhaços não oferecem muita proteção ou cobertura. Além disso, sem casco em forma de V, não é capaz de manter os ocupantes protegidos de ameaças como minas e IEDs. Isso é apoiado pelo fato de ter havido fatalidades envolvendo o Chacal , onde surgiram incidentes em que IEDs e minas foram demais para o veículo do Chacal impedir. Por exemplo, em dezembro de 2008dois operadores deste veículo morreram quando atingiram uma bomba na estrada na província de Helmand. Geralmente as pessoas olham para a parte superior aberta do veículo e dizem que não entrariam no veículo, no entanto, se compararmos o que o veículo substituiu (WMIK Land Rover e Snatch Land Rover), podemos chegar à conclusão de que o veículo está melhor protegido e mais ágil em terrenos onde é necessário em lugares como o Afeganistão, evitando ameaças que não pode impedir e dessa forma é protegido nesse sentido. Mas as consequências de não haver casco em forma de V são que as pessoas sofrerão ferimentos e fatalidades neste veículo, apesar de estar um passo à frente de seu antecessor.

VÍDEO DO VEÍCULO BLINDADO CHACAL 1 EM AÇÃO

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