Flakpanzer I

Flakpanzer I


 Alemanha Nazista (1941) SPAAG - 24 construído

O primeiro SPAAG dedicado alemão

Embora a maioria dos veículos blindados em serviço possuísse algumas capacidades de AA, graças aos braços articulados e ao disparo rápido do MG 34, inicialmente foram previstas meias pistas com canhões de 20 (0,79 pol.) E 37 mm (1,46 pol.). as divisões móveis da Panzer. No entanto, o chassi dos tanques logo começou a ser usado para essa função. Embora a Luftwaffe tivesse superioridade geral na França em 1940, foi reconhecida a necessidade de um veículo antiaéreo móvel e bem protegido que pudesse acompanhar as divisões Panzer. O Flak 38 de 2 cm no Panzer I Ausführung A de 2 cm foi planejado pela Heereswaffenamt em 1941 e as conversões começaram na empresa Stoewer no obsoleto chassi Panzer I Ausf.A.

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Projeto do Flakpanzer I

Stoewer não estava contente em apenas apagar a superestrutura. Para melhorar a estabilidade, a parte frontal da superestrutura foi mantida, mas foi movida 20 cm (7,9 pol.) Para frente e a tampa do convés do motor foi modificada para aumentar a área útil ao usar a pistola. Nos dois lados, as abas de chapa metálica não forneceram proteção, mas criaram uma plataforma quando abaixadas, o que aumentou novamente o espaço disponível. Para armazenar munição extra, o rádio emissor / receptor original foi descartado. Apenas o motorista recebeu alguma proteção. A munição estava guardada embaixo do assento e atrás do carregador. O FlaK 38 L / 112,5 de 2 cm foi instalado ligeiramente deslocado para a direita. Este canhão automático de disparo rápido foi protegido por um escudo.
Esta ordenança foi produzida pela Rheinmetall-Borsig e Mauser até o final da guerra, com cerca de 144.000 unidades sendo entregues até o final. Ele pesava cerca de 450 kg (992 libras), era servido por uma tripulação normal de 7 (reduzida para 5 no caso), tinha uma rotação de 360 ​​°, elevação de -12 ° a ± 90 °, 120-180 ou 280-450 rpm (cíclico / prático) e alcance máximo de 2200 m (2200 jardas) para uma velocidade de focinho de cerca de 900 m / s (3000 pés / s). Fora isso, a equipe confiava em armas pessoais para defesa próxima. É importante ressaltar que o veículo foi modificado para rebocar um trailer Sonderanhänger 51, que poderia abrigar munição extra e barris de reposição, enquanto a tripulação geralmente seguia em caminhões ou semi-faixas.

O Flakpanzer I em ação

Devido ao pequeno número de conversões, apenas o Flak Abteilung (mot) 614 foi totalmente equipado em 1941 e estacionado na Romênia. Mais tarde, partiu para a frente sul. A arma insignificante foi de pouca utilidade contra aeronaves que voavam rapidamente, mas foi bastante útil para apoio à infantaria, devido à sua alta taxa de tiro e extrema precisão. No entanto, a falta de proteção significou altas baixas nas operações, de modo que os veículos foram realocados para setores mais silenciosos. Alguns participaram da defesa de AA do setor de Stalingrado, mas os veículos sobreviventes foram todos destruídos durante a grande contra-ofensiva de 1943.

Ligações

Especificações do Flakpanzer I

Dimensões4,02 x 2,6 x 1,72 m (13,2 × 6,8 × 5,6 pés)
Peso total, pronto para a batalha5,4 toneladas (6,0 toneladas curtas)
Equipe técnica3 + 3
PropulsãoKrupp M 305 de 4 cilindros refrigerado a ar, gasolina, 59 cv
Velocidade (on / off road)50/37 km / h (31/23 mph)
Alcance (estrada on / off)200/175 km (120/109 milhas)
ArmamentoLasca de 20 mm (0,79 pol.) 38 L / 112
Produção total24
Flakpanzer-I
Flakpanzer I, Frente Oriental, Flak Abteilung 614, 1941.
Flakpanzer-I
Mesma unidade e localização, inverno de 1941-42.

Galeria


Bundesarchiv - Flakpanzer I

Modelo do Flakpanzer I com seu trailer.
Closeup do Flak 38 na Rússia
Closeup do Flak 38 na Rússia

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