Veículo blindado de transporte de pessoal M44 (EUA)

Veículo blindado de transporte de pessoal M44 (EUA)


Veículo blindado de transporte de pessoal M44 (EUA)Os transportadores de pessoal blindados existentes tinham várias desvantagens sérias. A maior parte dessa técnica era um carro bastante antigo, com chassi de meia pista. Esses veículos blindados de transporte de pessoal não tinham um alto nível de proteção e também tinham restrições à mobilidade e capacidade. Como resultado, no outono de 1944, a necessidade de criar novos equipamentos dessa classe deixou de ser objeto de controvérsia; a questão do lançamento de novos projetos foi resolvida. Em 9 de novembro, o departamento militar emitiu uma ordem para iniciar o desenvolvimento do projeto com o símbolo T13. No futuro, essa máquina, que difere da maioria dos recursos, pode se tornar o principal meio de transporte de pessoal.


Veículo blindado M44 experiente em uma batalha de treinamento. Foto Afvdb.50megs.com


O veículo blindado T13 deveria embarcar de 18 a 22 soldados armados , sem contar a tripulação, e tinha um peso de combate de 17,7 toneladas, e foi proposto equipar o veículo com uma usina emprestada do tanque leve M24 Chaffee. Assim, ela deveria receber dois motores Cadillac V-8 e uma transmissão do tipo Hidramático. A velocidade máxima do carro blindado na estrada era atingir 55 km / h, alcance - 400 km. O carro deveria ser dirigido por uma equipe de duas pessoas. A proteção foi atribuída à blindagem de até 12,7 mm de espessura. Armamento - uma metralhadora pesada em uma torre. Com base em tal máquina também deve ser feita veículos não blindados rastreados. Esta técnica foi designada como T33.

Nos meses seguintes, especialistas do exército e da indústria trabalharam juntos em vários aspectos de projetos promissores. No início da primavera de 1945, foram tiradas conclusões que determinaram o destino do desenvolvimento. Os cálculos mostraram que a proposta de uso da usina do tanque leve M24 não permite obter a mobilidade necessária. 22 de março recebeu um pedido para encerrar o trabalho no projeto T13 / T33. Essa ordem também indicava a necessidade de continuar o desenvolvimento de veículos blindados de transporte de pessoal, mas agora em tais projetos era necessário usar unidades de força do suporte de artilharia autopropulsada M18 Hellcat.


Máquina E13 conforme apresentado pelo artista. Figura Hunnicutt, RP "Bradley: uma história dos veículos de combate e apoio americanos"


Em 5 de abril de 1945, um novo projeto foi lançado oficialmente. Dados os requisitos atualizados, uma nova versão do veículo blindado de transporte de pessoal deve ser criada com o nome T16. O desenvolvimento do projeto foi confiado à Divisão Cadillac Motor Car da General Motors Corp. Num futuro próximo, ela deveria ter apresentado um projeto finalizado de um veículo promissor para o transporte de soldados e, em seguida, construir vários protótipos. Além da tarefa inicial de transportar soldados com armas em um novo projeto, era necessário levar em consideração a possibilidade de usar a máquina em novas qualidades. Assim, até certo tempo, deveria fazer do T16 a base de uma argamassa autopropulsora promissora.

Utilizando as principais realizações do projeto já finalizado, mas cancelado, a empresa contratante criou o mais rapidamente possível uma nova máquina. Ao mesmo tempo, algumas idéias destinadas a melhorar as principais características foram usadas no projeto T16. Em particular, foi possível aumentar a capacidade da equipe de pouso e melhorar alguns outros parâmetros. Apesar de um ligeiro aumento no tamanho e peso, a mobilidade do veículo blindado de transporte de pessoal precisava atender aos requisitos devido à usina usada.


Vista geral de um dos experientes M44. Foto Afvdb.50megs.com


Já em 12 de abril, o departamento militar aprovou a montagem de equipamentos experimentais. O primeiro lote de seis carros deve ser lançado em junho. No futuro, não foi descartada a construção de novos protótipos, que poderiam ser seguidos pela produção em série em larga escala, no interesse do rearmamento do exército.

Os requisitos técnicos para o projeto T13 original estipulavam a necessidade de transportar 18 a 22 soldados com armas. No âmbito do projeto T16, foi encontrada uma oportunidade de aumentar o número de paraquedistas para 24. Tais resultados foram alcançados usando o layout correto do casco e otimizando o uso de seus espaços internos. Vale ressaltar que idéias semelhantes do novo projeto, afetando a colocação de unidades internas do casco, mais tarde encontraram aplicação na criação de várias outras máquinas de finalidade semelhante. Pode-se até argumentar que o veículo blindado T16 foi a primeira máquina de aparência moderna criada nos EUA.


O esquema do veículo blindado de transporte de pessoal. Figura Hunnicutt, RP "Bradley: uma história dos veículos de combate e apoio americanos"




Um promissor veículo blindado de transporte de pessoal recebeu um corpo soldado feito de aço blindado, que tem um formato característico. A projeção frontal foi protegida por várias chapas de 9,5 a 16 mm de espessura, posicionadas em diferentes ângulos em relação à vertical. Havia também lados verticais com 12,7 mm de espessura. A espessura máxima das peças de alimentação foi de 12,7 mm. O corpo tinha uma parte frontal superior inclinada, acasalando-se com o teto. O último foi caracterizado por uma largura reduzida e conectado aos lados verticais com a ajuda de folhas inclinadas laterais. Os principais meios de aumentar o volume interno do carro eram os pára-lamas desenvolvidos, localizados ao longo de todo o comprimento do casco.

O layout do veículo blindado de transporte de pessoal T16 foi determinado de acordo com o papel pretendido no campo de batalha, além de levar em consideração a segurança máxima da tripulação e do pouso. A frente do casco deveria acomodar um grande compartimento de transmissão do motor, próximo ao qual o compartimento de controle estava localizado. Todos os outros volumes do casco foram entregues ao esquadrão aéreo de dimensões aumentadas. Sob o volume habitado superior, foi fornecido um menor menor, localizado no nível do chassi. Havia tanques de combustível, baterias, gerador, etc.


Ver no lado de estibordo. Foto de Hunnicutt, RP "Bradley: Uma história dos veículos de combate e apoio americanos"


O projeto T16 foi usar as unidades de força da pistola autopropulsora M18. Para instalação no novo prédio, os sistemas existentes tiveram que ser significativamente aprimorados. Em particular, isso ocorreu devido à colocação de todos os dispositivos em um único compartimento. Na frente do casco, havia um motor a gasolina Continental R-975-D4 de nove cilindros radial, com 400 hp. Ele foi acoplado à transmissão Torqmatic 900AD, que forneceu três velocidades à frente e uma à ré. Como na pistola autopropulsada serial, a transmissão fornecia torque às rodas de tração dianteira. No entanto, agora o motor e a transmissão não estavam conectados usando um eixo cardan que passava sob o compartimento habitado.

O chassi do veículo blindado era baseado em unidades de equipamento serial. Em cada lado do casco havia seis rodas duplas. Os rolos tinham uma suspensão independente da barra de torção. Além disso, quatro pistas de patinação em cada lado (com exceção das duas do meio) receberam amortecedores adicionais. As rodas motrizes das engrenagens foram colocadas na frente do casco, enquanto a alimentação continha mecanismos de tensão da esteira com rodas-guia. Cada placa também abrigava quatro rolos de suporte.


Vista de cima Foto de Hunnicutt, RP "Bradley: Uma história dos veículos de combate e apoio americanos"


Em frente ao corpo da tripulação do veículo blindado T16 estavam localizadas. Em conexão com a colocação do motor no centro da carcaça, o motorista e o atirador tinham que estar em lados opostos da carcaça do motor. Do lado do porto, havia um motorista que tinha à sua disposição um posto de controle completo. Perto do lado de estibordo, por sua vez, um atirador foi colocado. Ele poderia usar uma metralhadora na configuração do curso. O motorista e o atirador deveriam se encaixar usando seus próprios tecto de abrir. Perto das escotilhas, havia três dispositivos de visualização bastante grandes. O comandante foi colocado em um local separado em frente ao pelotão de desembarque. Uma torre hexagonal com instrumentos ópticos de todos os lados foi instalada acima de seu lugar. O teto da torre foi articulado e serviu como uma escotilha.

A maior parte do volume interno do casco foi destinada ao pelotão de desembarque. Na folha inferior dos nichos da lagarta, foi proposto instalar os assentos de bancos longos. Para maior comodidade, esses bancos tinham uma traseira longa e estreita montada a bordo do casco. Mais duas lojas de desembarque estavam no centro do compartimento. Assim, o veículo blindado poderia transportar 24 pára-quedistas, localizados em quatro filas. O projeto T16 forneceu meios avançados de embarque e saída. Na parte traseira do casco havia duas portas localizadas nos corredores entre os bancos. Para maior comodidade, havia degraus dobráveis ​​sob as escotilhas traseiras. Mais duas escotilhas foram localizadas na parte central dos para-lamas. As escotilhas estavam cobertas por duas coberturas: a superior inclinada para cima, em direção ao centro do carro, a inferior - para a frente, na direção da viagem. Havia uma estrutura na escotilha inferior, segurando parte da parte de trás do banco. Assim, a presença de escotilhas laterais não afetou a conveniência dos paraquedistas durante o movimento.


Os nichos de para-lama corriam por todo o comprimento do casco. Foto de Hunnicutt, RP "Bradley: Uma história dos veículos de combate e apoio americanos"


Um promissor veículo de transporte blindado recebeu armamento de metralhadora, necessário para a autodefesa e o apoio ao fogo dos movimentos desmontados. Na folha frontal do casco, no lado de estibordo, havia um suporte de bola com uma metralhadora de rifle M1919A4. A munição da metralhadora consistia em 1000 cartuchos. As armas foram controladas pelo atirador manualmente. A metralhadora foi complementada com calibre M2HB antiaéreo de 12,7 mm. Uma metralhadora pesada foi montada em uma torre tipo T107. Ela foi colocada na parte traseira do telhado acima de sua própria escotilha. Se necessário, a tampa do bueiro se inclina para a direita, permitindo que o atirador suba e controle a metralhadora.

Os paraquedistas tiveram a oportunidade de disparar com armas pessoais. Para isso, foi fornecido um conjunto de furos nas laterais do esquadrão aéreo. Um desses dispositivos, equipado com uma tampa deslizante, estava na frente das escotilhas laterais, três atrás delas. Mais duas frestas foram montadas na folha traseira nas laterais, nas laterais das portas. Na verdade, as portas desse equipamento não foram recebidas.


Lado esquerdo e popa. Foto de Hunnicutt, RP "Bradley: Uma história dos veículos de combate e apoio americanos"


O novo projeto T16 diferia do T13 anterior em várias características, principalmente nas dimensões aumentadas do esquadrão aéreo. Isso levou a um aumento notável nas dimensões e na massa do equipamento. O comprimento do veículo blindado atingia 6,51 m, a largura era de 2,44 m, a altura no teto era de 2,54 m. A altura, considerando a torre do comandante, era de 3,03 m. O peso de combate alcançou 23 toneladas contra 17,7 toneladas especificadas pelos requisitos técnicos originais. o cliente.

O motor de 400 cavalos de potência deveria fornecer potência específica a 17,4 hp. por tonelada, o que nos permitiu contar com alta mobilidade. A velocidade máxima na rodovia era de 51 km / h, o alcance foi determinado no nível de 290 km. A máquina podia subir uma ladeira com uma inclinação de 30 ° ou uma parede com 61 cm de altura. Foi possível superar uma vala com 2,1 m de largura e raio de viragem de pelo menos 13 m.


Compartimento habitado. Esquerda - vista da popa, direita - para a frente. Foto de Hunnicutt, RP "Bradley: Uma história dos veículos de combate e apoio americanos"


Em abril de 1945, os militares dos EUA ordenaram a construção de um lote experimental de seis veículos blindados com fornecimento de equipamentos até junho, inclusive. A empresa "Cadillac", sem muita dificuldade, lidou com essa tarefa e, a tempo, apresentou todos os veículos blindados necessários. Logo, o equipamento entrou no campo de treinamento e confirmou as características do projeto. O BTR T16, mesmo na primeira versão, podia realmente transportar um pelotão inteiro de soldados pela estrada ou terrenos acidentados, protegê-lo de armas pequenas e apoiá-lo com tiros de metralhadora. Ao mesmo tempo, as flechas podem atacar dois alvos ao mesmo tempo, o que pode dar certas vantagens em uma situação de combate.

Os testes de novas tecnologias continuaram até o final da Segunda Guerra Mundial. Após a rendição do Japão, os testes foram continuados. Por essa época, o experiente veículo blindado de transporte de pessoal T16 recebeu a nova designação Veículo Utilitário Blindado M44. Curiosamente, o promissor veículo blindado de transporte de pessoal foi designado como "Veículo Blindado de Uso Geral" ou "Veículo Blindado Auxiliar". Testes de seis protótipos continuaram nos campos de provas das bases de Aberdeen e Fort Knox. No decorrer desses trabalhos, as capacidades da nova tecnologia foram testadas e os métodos para seu uso em combate em determinadas condições foram determinados. Com base na experiência desses eventos, os militares planejaram desenvolver estratégias para a operação de novos equipamentos no campo de batalha.


Transporte de pessoal blindado com escotilhas laterais abertas. Foto de Hunnicutt, RP "Bradley: Uma história dos veículos de combate e apoio americanos"


Os veículos blindados de transporte de pessoal T16 / M44 mostraram-se bem, mas a adoção desse equipamento em serviço foi considerada impossível. Por certas razões, uma das principais vantagens da máquina se tornou uma falha fatal. No outono de 1945, o comando dos EUA atualizou os requisitos para veículos blindados projetados para transportar soldados. Um veículo blindado com capacidade para transportar um pelotão inteiro não atendia aos requisitos atualizados: agora os militares queriam operar veículos que levassem apenas um compartimento a bordo. No entanto, o carro foi colocado em operação experimental, apesar de não ter sido aceito como um modelo completo. Os equipamentos com o status de Padrão limitado eram usados ​​apenas em aterros sanitários e não seriam colocados em série. A transferência de veículos para unidades de combate também foi excluída.

Os testes de seis veículos de combate continuaram até o outono de 1946, quando uma proposta parecia realizar a modernização, levando em consideração a experiência adquirida. Em 31 de outubro, foi emitida uma ordem para finalizar o projeto existente, a fim de corrigir as deficiências identificadas e melhorar algumas características. Esta versão do "veículo blindado de uso geral" foi chamada de M44E1. O objetivo do novo projeto era melhorar a tecnologia existente para algumas pesquisas e testes. A adoção do veículo blindado no arsenal ainda não estava planejada.


Um dos seis protótipos durante o teste. Foto Military-vehicle-photos.com


No compartimento do motor dianteiro, agora foi proposto montar um motor Continental AOS-895-1 com capacidade de 500 hp. A transmissão existente foi substituída pelo sistema CD-500. O chassi recebeu uma nova faixa de maior largura. Um teto solar atualizado apareceu no teto, o que, como esperado, permitiu abandonar o ar. A metralhadora antiaérea de grande calibre também foi removida do telhado. O cliente considerou que essas alterações em certa medida aumentariam a facilidade de uso e as características básicas da máquina.

Pelo menos um protótipo de carro da versão básica foi convertido de acordo com o projeto M44E1 e posteriormente testado. De fato, algumas características técnicas melhoraram. Primeiro de tudo, a mobilidade do equipamento cresceu um pouco. No entanto, o restante do veículo blindado atualizado quase não foi diferente do veículo original. Todas as principais características não mudaram muito, o que não deu vantagens visíveis sobre a base M44.


M44 e seu desembarque. Foto da revista Life


Os promissores veículos blindados rastreados M44 e M44E1 tinham características bastante altas e poderiam ser de interesse do exército. No entanto, durante o teste deste equipamento, um cliente em potencial na pessoa do Exército dos EUA mudou de opinião sobre novos veículos blindados. Um veículo blindado capaz de transportar um pelotão de soldados de infantaria não estava mais interessado nas forças armadas. Agora eles queriam obter uma amostra menor, acomodando um número menor de soldados, a saber, o esquadrão de infantaria. Nenhum refinamento dos projetos existentes não permitiu alinhar o T16 / M44 a esses requisitos. Como resultado, não pôde ser adotado e entrado em produção em série.

Após a conclusão dos testes, os seis veículos blindados construídos foram desativados e logo partiram para a desmontagem. Algumas fontes mencionam o uso de tais equipamentos durante a Guerra da Coréia, mas não há evidências disso. Muito provavelmente, o M44 simplesmente não viveu para ver o início desse conflito, pois foi desmantelado no início dos anos cinquenta.


M44E1 experiente. Foto de Hunnicutt, RP "Bradley: Uma história dos veículos de combate e apoio americanos"


O desenvolvimento dos veículos blindados de esteira americanos foi realizado com alguns dos desenvolvimentos no projeto M44, mas agora o equipamento foi criado levando em consideração os requisitos atualizados. Todos os novos veículos blindados americanos eram menores que o antecessor e acomodavam um número diferente de soldados. Assim, o primeiro rascunho de uma aparência moderna nessa área não deu resultados reais e não levou ao início de um rearmamento imediato do exército, mas permitiu determinar as perspectivas de certas decisões que foram subsequentemente usadas para criar novos equipamentos.


Com base em materiais:
http://afvdb.50megs.com/
http://zonwar.ru/
http://armchairgeneral.com/
Hunnicutt, RP Bradley: Uma história dos veículos de combate e apoio americanos. Navato, CA: Presidio Press, 1999.

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