Moto de neve com cabine fechada TTM-1901 "Golden Eagle 2"

Moto de neve com cabine fechada TTM-1901 "Golden Eagle 2"




Em 1991, o Departamento Especial de Projeto e Tecnologia de Transporte e Máquinas Tecnológicas, abreviado SKTB TTM, foi alocado a partir da composição do NILMV, chefiado pelo Professor Associado N. B. Veselov. Posteriormente, o departamento foi transformado em CJSC Transport, que foi reorganizado em 2015 em LLC NPO Transport. A nova empresa continuou a desenvolver uma variedade de veículos leves todo-o-terreno com pistas de esqui. Em 2005, um novo modelo foi lançado aqui - o TTM-1901 "Golden Eagle", que foi criado com base nos componentes do carro VAZ-1111 "Oka". A versão militar deste veículo todo-o-terreno passou nos testes do exército em 2006.

O veículo todo-o-terreno da lagarta para esqui ТТМ-1901 "Berkut", criado em Nizhny Novgorod, foi projetado para monitorar as condições dos dutos, linhas de comunicação e linhas de energia, além de outras comunicações, patrulhando terrenos acidentados, protegendo vários objetos, pescando, caçando e outros tipos de recreação ativa no inverno. Neste modelo, foi usada uma cabine aquecida de dois lugares de um carro de passageiros Oka com um porta-malas localizado na frente e uma plataforma de carga na parte traseira do veículo todo-o-terreno. Um motor de carburador VAZ-21213 com 80 hp foi instalado no carro de neve, trabalhando em conjunto com uma caixa de 5 marchas mecânica.



O material rodante do veículo todo-o-terreno inclui dois esquis, além de dois carros de esteiras do snowmobile Taiga com trilhos reforçados com borracha, a largura dos trilhos é de 500 mm. Para o transporte por longas distâncias, o snowmobile pode ser colocado na parte traseira do carro da Gazelle e pode ir lá sozinho com uma rampa especial. Durante muito tempo, a produção de "Golden Eagle" não foi ativa o suficiente. Até 2011, apenas cerca de 20 cópias deste snowmobile foram coletadas. As desvantagens da primeira máquina incluem operação com alto ruído, falta de conforto e baixa capacidade de manobra.

É por isso que a empresa Transport não parou de trabalhar na modernização do snowmobile de esqui e lagarta com uma cabine aquecida fechada ТТМ-1901, que recebeu a designação "Berkut-2", que está atualmente sendo testada e se preparando para a produção em série. O modelo atualizado foi introduzido em 2012. Comparado com o Berkut, produzido desde 2005, ele tem as seguintes alterações:

1. A cabine e o capô do motor são feitos de materiais compostos em uma estrutura de metal, o que permitiu reduzir o peso do modelo.

2. A cabine e a unidade de transmissão de motor do snowmobile foram separadas, interconectadas por blocos silenciosos com paradas de deslocamento. Esta solução de design permite:

- aumentar o deslocamento mútuo da suspensão do motor lagarta traseiro e do esqui dianteiro. Graças a isso, as possibilidades de adaptar a suspensão do veículo à neve para a esteira aumentam significativamente, removendo assim uma parte significativa das cargas de pico na cobertura de neve;

- a carga nos esquis geridos permanece quase constante, não depende da natureza da rugosidade da estrada. Isso permite aumentar a estabilidade do veículo todo-o-terreno com controle de esqui;
- Um trapézio de direção modificado e uma direção hidráulica aumentam a precisão de dirigir o snowmobile e reduzem a força no volante, facilitando o controle.

3. A conexão da cabine do snowmobile e da unidade de transmissão do motor através dos blocos silenciosos reduz significativamente o nível de ruído na cabine.



4. A cabine, separada da unidade de transmissão do motor, e o sistema de resfriamento modificado eliminam a ocorrência de contaminação por gás do volume interno da cabine.

5. A entrada de ar necessária para resfriar o motor do teto da cabine e a liberação de ar quente pela tampa traseira evitam o entupimento das entradas e saídas de ar com neve.

6. Um interior mais confortável e ergonômico.



A relevância de equipamentos como o Golden Eagle-2 aumentou nos últimos anos. Atualmente, a Rússia está se movendo para o desenvolvimento econômico ativo de vastos territórios do norte. Hoje, o governo adotou uma série de medidas para proteger os interesses russos no Ártico, incluindo os militares. Tais ações parecem justificadas à luz da crescente tensão no mundo e aumentam a atenção para esta região, inclusive dos países membros da OTAN. Nesse sentido, os militares russos estão considerando opções para equipar as unidades do Ártico das Forças Armadas de RF com uma variedade de veículos especializados. Um deles pode muito bem ser o atualizado snowmobile TTM-1901 "Berkut-2".

"Hoje é o único veículo capaz de se deslocar no solo virgem com qualquer espessura de cobertura de neve a uma velocidade de 35 a 40 quilômetros por hora", disse Nikolay Veselov, inventora do veículo para neve, diretor da fábrica. Ao mesmo tempo, os snowmobiles russos TTM têm uma série de características distintas que os diferenciam de outros modelos disponíveis no mercado: a presença de uma cabine aquecida que fornece à tripulação condições confortáveis ​​(no nível de um carro) a baixas temperaturas ambiente e condições climáticas adversas; alta manobrabilidade e controlabilidade; alta estabilidade ao dirigir um snowmobile em terrenos acidentados e permeabilidade à neve virgem sem limitar a profundidade da cobertura de neve.



O carro de neve Berkut-2 recebeu uma cabine fechada de dois lugares com um sistema de aquecimento eficiente. Mesmo a uma temperatura ambiente de -50 ° C no mar, dentro da cabine, são preservados + 18 ° C bastante confortáveis. Uma característica curiosa é que as portas da cabine do veículo todo-o-terreno abrem 180 ° e podem ser fixadas ao longo dos lados. Além disso, o modelo tem a capacidade de transportar dois caças em uma cerca externa no espaço da cabine. Aqui também pode ser localizado um local para um metralhador que pode disparar diretamente em movimento.

Atualmente, o snowmobile Berkut-2 está equipado com um motor a gasolina comum com um Zhiguli. O motor arranca facilmente, mesmo a temperaturas até -50 ° C. Mas o petróleo e a gasolina no Ártico usam outros especiais. O consumo de combustível é de cerca de 18 litros por 100 km, o que é bastante satisfeito com a liderança do exército. Outra vantagem importante de um snowmobile moderno é que qualquer motorista comum é capaz de operar essa técnica. Em sua cabine, há o volante habitual, três pedais (acelerador, embreagem e freio) e uma caixa de câmbio mecânica - tudo o que existe em qualquer carro de passeio. Portanto, treinar um iniciante não requer mais de 15 minutos de tempo.



A modernização realizada, que levou ao surgimento de "Golden Eagle-2", permitiu à empresa "Transport" retornar o interesse dos clientes e retomar a produção em série de uma máquina bastante interessante. Em particular, em 2015, o snowmobile foi adotado oficialmente pelo Serviço de Fronteiras do FSB da Rússia. Um interesse significativo no desenvolvimento de Nizhny Novgorod também é demonstrado no EMERCOM da Rússia. É este ministério que no futuro poderá se tornar o principal cliente dos veículos todo-o-terreno da lagarta de esqui Berkut-2. Também é relatado que, em 2016, o Ministério da Defesa da Rússia encomendou 40 motos de neve Berkut-2, projetadas para operar no Ártico.

A modificação militar deste veículo todo-o-terreno ТТМ-1901-40 difere da versão civil pela instalação de um motor mais potente, um dispositivo de visão noturna no banco do motorista, um holofote montado no teto e uma torre para instalar uma única metralhadora PKP Pecheneg de 7,62 mm " O principal objetivo da versão militar é o transporte de pessoal e várias cargas, o reboque de reboques (trenós) com peso de até 300 kg em terrenos acidentados e cobertos de neve e terras virgens da neve.



A versão atualizada do "Golden Eagle", que recebeu uma nova cabine ergonômica feita de materiais compósitos, possui um painel do carro LADA Priora e uma direção hidráulica do Chevrolet Niva. "Golden eagle-2" tornou-se mais conveniente, mais confortável, mais leve e mais manobrável. Nos planos futuros da empresa "Transporte" de Nizhny Novgorod, instalação de um motor a diesel e transmissão automática em um veículo de neve. Nesse caso, o fabricante tentará manter o valor do seu carro na faixa de 600 a 700 mil rublos.

As características de desempenho do TTM-1901-40 "Golden Eagle 2":
Dimensões totais : comprimento - 3870 mm, largura - 1730 mm, altura - 1970 mm.
A largura dos trilhos é de 500 mm.
O peso-meio-fio é de 1200 kg.
Peso bruto - 1500 kg.
A massa do reboque rebocado (trenó) - 300 kg.
Número de assentos - 2 (4) pessoas.
Motor - motor a gasolina de 86,9 hp
A velocidade máxima é de 65 km / h.
Alcance de cruzeiro - até 500 km.
Obstáculos a superar:
- Subida (descida): 30 ° (sem trenó), 20 ° (com trenó);
- inclinação: 20 °.

Fontes de informação:
https://www.all4shooters.com/en/strelba/osnovnye-novosti/ZAO-Transport-snegokhod-TTM-1901-Berkut-2/
http://www.russianarms.ru/forum/index.php ? topic = 13705.0
http://zonwar.ru/news3/news_465_Berkut-2.html
http://transport-ttm.com

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