Tatra 805
Tatra 805
O Tatra 805 foi desenvolvido com base nos requisitos do ČSLA e na experiência com os modelos anteriores. Inicialmente, os projetistas utilizaram o T803 , pois a exigência era um veículo com carga útil de 800 kg. No final, porém, o carro foi criado de forma completamente diferente. O motor Tatra 603 A apareceu aqui praticamente por necessidade, pois o desenvolvimento de uma nova unidade estava fora de questão a curto prazo.
Apesar de sua aparência, não é um "pato" em um veículo trêmulo e nas mãos de um motorista experiente pode fazer verdadeiras maravilhas, basta observar suas ações na série Truck Trial. Diz-se que o pato foi apelidado dela por seu movimento característico de balanço através do terreno. O típico assobio dos fãs a ajudou a receber o apelido de "guincho".
Em 1959, a produção foi transferida de Kopřivnice para AZNP Mladá Boleslav e ZVIL Plzeň, onde a produção foi gradualmente encerrada. Você certamente pode imaginar o efeito que teve na qualidade da produção.
Motor
O Tatra 805 está equipado com um motor Tatra 603 A. O cárter recebeu uma tampa de chapa metálica, cuja parte frontal forma um tanque de óleo. O próprio cárter está, portanto, seco.
marca | Tatra 603 A |
tipo | ignição por centelha de quatro tempos |
refrigeração do motor | ar, dois ventiladores axiais empurram o ar entre os cilindros, ao contrário dos motores do carro de passageiros T603 |
cilindros | 8 V 90 o |
Diâmetro x curso | 75 x 72 mm |
capacidade do cilindro | 2545 cm 3 |
ignição | 12 V operado por bateria, Pal Magneton |
ordem de tiro | 1-3-6-2-7-8-4-5 |
engrenagem da válvula | OHV |
taxa de compressão | 6,5: 1 |
carburador | Solex 30 UAAIP duplo |
saída máxima | 55,2 kW a 4200 rpm |
torque máximo | 150 Nm a 2600 rpm |
lubrificação | circulando a pressão, uma bomba transporta o óleo do cárter para o tanque, a outra bomba através do limpador e dois resfriadores para o canal de distribuição principal e para os locais lubrificados. Os radiadores de óleo podem ser fechados, o que torna muito mais fácil dar partida no motor em geadas severas. A pressão do óleo solidificado não tem chance de atirar no radiador. |
magneto | 12 V, 300 W, embutido no ventilador, os carros de rádio tinham 2 dínamos |
iniciante | elétrico, 12 V, 1,32 kW |
consumo de combustível | gasolina: 24 l / 100 km |
peso seco | 180 kg |
teor de óleo | 6,5 l |
Chassis
Estrutura de montagem da coluna vertebral com tubo de suporte central, conectando os diferenciais, caixa de câmbio e motor em uma unidade rígida. O T805 está equipado com tração integral, reduções de roda (relação de transmissão 1: 2,36) e travas do diferencial. A carroceria e a superestrutura são sustentadas por uma moldura retangular auxiliar, montada no chassi. Ele consiste em dois perfis em U enrolados conectados por partições. Sua parte frontal carrega uma cabine toda em metal. A suspensão de ambos os eixos é realizada por barras de torção, foram fornecidas 2 variantes: barras de torção ø41mm ou ø44mm.
eixo dianteiro | dois semieixos giratórios independentes, suspensos por braços de torção. |
eixo traseiro | dois semieixos giratórios independentes, suspensos por braços de torção. Rodas de disco e pinhões são intercambiáveis com o eixo dianteiro. |
aros | disco, 7 x 16 " |
pneus | 10,50 x 16 " |
anteriormente | todas as rodas, redução nas rodas de ambos os eixos |
direção | direção sem-fim mecânica, com polia dupla |
freios | serviço: hidráulico, funciona nos tambores de todas as rodas. Estacionamento: mecânico, funciona nos tambores das rodas traseiras |
faixa frontal | 1600 mm |
trilha traseira | 1600 mm |
distância entre eixos | 2700 mm |
liberação de estrada | 400 mm |
direção final | 1: 3,15 |
Caixa de velocidade
A carcaça da transmissão principal de quatro velocidades é aparafusada à carcaça da transmissão auxiliar e ao diferencial dianteiro com flanges. O tubo central conecta para trás. Ambas as caixas de câmbio sem sincronização, trocando com embreagens.
a Principal | 4 + 1 |
relações de transmissão | 1: 6,65, 1: 3,102, 1: 1,175, 1: 1,045, Rs 1: 5,01 |
secundário | dois estágios |
relações de engrenagem (secundária) | 1: 1,157, 1: 2,45 |
embreagem | seca de uma placa hidráulica |
Carroçaria
Caminhão off-road leve com alto manuseio off-road. O ČSLA atendia caminhões de mesa com laterais altas e duas versões de caixa - ambulâncias e carros de rádio. No entanto, outras versões menos comuns também foram criadas, como um paraquedista com teto de lona e pára-brisa dobrável, vários outros designs de caixas e tanques.
fiação | 12 V |
acumulador | 12 V, 75 Ah |
carga útil | 1500 kg na estrada (barras de torção ø41 mm) ou 2250 kg (barras de torção ø44 mm), reboque até máx. 2.000 kg |
peso do veículo | 2750 kg (mesa) |
velocidade máxima | 70 km.h -1 |
Galeria de fotos
Motor Tatra 603 A. É uma característica de um carburador, uma placa superior que direciona o fluxo de ar quente do motor e dois ventiladores axiais que sugam o ar frio e uma mulher em seus cilindros nervurados.
Plataforma Tatra 805
Plataforma aerotransportada Tatra 805
Carro de rádio Tatra 805
Tatra 805 sanitário
Tanque Tatra 805
Expedição Tatra 805
outras versões
Comentários
Postar um comentário