BTR-152 Transportador de pessoal blindado (APC)

O Exército Soviético ajustou sua doutrina no campo de batalha após suas experiências na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) contra as potências do Eixo - em particular a Alemanha. Os avanços soviéticos mostraram-se eficazes em geral, mas com um alto custo para a infantaria, que pretendia defender sua frota de tanques em movimento rápido das emboscadas inimigas da infantaria. Isso forneceu um desafio logístico aos planejadores de guerra soviéticos, que tiveram que confiar em uma coleção de soluções locais e implementos estrangeiros, como a meia-pista americana M3 via Lend-Lease e capturaram-meias alemãs de forma e função semelhantes. A solução para esse desafio nos anos pós-guerra levou ao desenvolvimento de um motor de infantaria com boas capacidades mecanizadas, projetado para acompanhar os tanques do Exército Soviético - o BTR-152 de 1950.

A designação "BTR" deriva da palavra "Bronetransporter", que se traduz em "Armored Transporter".

Utilizando as meias-trilhas como ponto de partida, os engenheiros soviéticos perceberam uma forma semelhante de veículo com base no caminhão local de rodas da série ZiS-151 6x6. Isso levou ao arranjo natural e altamente convencional de um motor montado na frente, do compartimento central do motorista e de uma cabine de passageiros montada na seção traseira do chassi. O arranjo de seis rodas, totalmente suspenso, permitiria as viagens de cross-country necessárias, enquanto as velocidades acompanhariam os velozes veículos blindados soviéticos. A força motriz era através de um motor a gasolina de 6 cilindros que permitia alcançar uma velocidade máxima de rodagem de 80 km / h com faixas de rodagem operacionais chegando a 400 km. Ripas fechadas e motorizadas na frente do veículo foram projetadas para proteger o motor em um ambiente de combate.

O compartimento da tripulação traseira com tampa aberta diminuiu o peso do veículo e permitiu que a tripulação envolvesse forças inimigas, além de desembarcar o veículo em velocidade, se necessário (nas laterais). O envolvimento de inimigos externos também foi auxiliado pelos portos de tiro disponíveis apresentados. Sem teto, os ocupantes estavam à mercê dos elementos e dos perigos gerais do campo de batalha, de modo que uma lona era oferecida para alguma cobertura. A superestrutura em si era bem angular para proteção balística e composta de chapas de aço soldadas, com espessura de até 15 mm ao longo dos revestimentos frontais. Conforme projetado, a equipe operacional padrão era composta por dois (motorista e comandante), com capacidade para até dezoito soldados de infantaria e seus equipamentos básicos de combate. As posições da equipe de operação eram acessadas através de portas com dobradiças no estilo automóvel ao longo das laterais do casco. Visores blindados com fendas de visão embutidas foram instalados onde o pára-brisa do caminhão natural estaria. Quando "abotoadas", a equipe podia usar periscópios para conscientização situacional.

Armamento primário centrado em uma metralhadora anti-infantaria de 7,62 mm de uso geral. Isso poderia ser substituído por uma metralhadora pesada DShK 1938/46 de 12,7 mm para combater ameaças aéreas de baixa altitude e veículos blindados e até duas metralhadoras adicionais de 7,62 mm poderiam ser montadas no topo de suportes treináveis ​​para maior poder de fogo de supressão. A munição armazenada a bordo dependia em grande parte do armamento instalado, mas normalmente numerava cartuchos de 500 x 12,7 mm ou cartuchos de 1.250 x 7,62 mm em caixas.



O BTR-152 estreou em março de 1950 e foi apresentado aos cidadãos soviéticos (e observadores ocidentais) através do desfile militar de Moscou de 1951, logo depois. Na prática, os veículos eram úteis, mas não eram adições de campo de batalha totalmente sólidas. Sua proteção de armadura era leve demais para permitir que o BTR-152 fosse uma presença realista no campo de batalha - protegido simplesmente contra o fogo de armas pequenas e o spray de artilharia. A natureza de cobertura aberta da área de passageiros era um ponto óbvio de fraqueza e forçou o desenvolvimento futuro de uma versão com cobertura superior. As rodas da estrada podiam ser perfuradas por qualquer maneira operacional normal que não se prestasse bem aos perigos dos terrenos da guerra. O sistema de suspensão provou ser uma solução viável para todo o país, principalmente devido às origens dos caminhões ZiS-151.

Dessa maneira, o BTR-152 provou ser uma máquina severamente limitada que viu apenas cerca de 15.000 unidades produzidas no total. Eles serviram como sistemas de linha de frente até a década de 1960, antes de serem substituídos pela linha de modelos BTR-60 mais eficaz e totalmente fechada, com 8x8 rodas No entanto, muitos BTR-152s restantes gerenciaram carreiras de serviço estendidas em funções de segunda linha, como veículos motorizados, transportadores de equipamentos e transportes gerais sem combate para o Exército Soviético.

Apesar de suas deficiências, o BTR-152 foi exportado para muitos aliados e estados soviéticos durante sua produção - do Afeganistão e Albânia à Iugoslávia e Zimbábue. Veículos egípcios e sírios capturados foram reconstituídos pelo exército israelense como transporte ou porta-armas modificado, enquanto outros foram atacados pela segurança local. O Exército chinês designou o BTR-152 como o "Tipo 56", enquanto as formas da Alemanha Oriental eram conhecidas sob a designação "SPW-152". Embora muitos BTR-152 tenham caído em circulação com as forças militares hoje, exemplos ainda aparecem nos inventários de exércitos de segunda categoria do mundo.

Os soviéticos adotaram várias variantes do BTR-152 além do modelo de transporte de 1950. O BTR-152A era uma plataforma de autopropulsão AA (Anti-Aircraft) e o BTR-152B uma plataforma de comunicação. Um modelo de 1955 introduziu o suporte a equipamentos de visão noturna e um sistema de regulação da pressão dos pneus enquanto o BTR-152I se tornava um veículo de comando / detecção de artilharia. O BTR-152K era uma ambulância no campo de batalha e o BTR-152U introduziu um teto blindado sobre o compartimento de passageiros. O BTR-152V3 apresentava um sistema de guincho montado na proa.

Especificações



Ano:
1950
 
Tripulação
2
 
Fábrica de
caminhões ZiL - União Soviética
 
Produção
15.000 Unidades
Bandeira nacional do Afeganistão Bandeira nacional da Albânia Bandeira nacional da Argélia Bandeira nacional de Angola Bandeira nacional da Bulgária Bandeira nacional do Camboja Bandeira nacional da china Bandeira nacional de cuba Bandeira nacional do Chipre Bandeira nacional do Egito Bandeira nacional da Estônia Bandeira nacional da Etiópia Bandeira nacional da Geórgia Bandeira nacional da alemanha Bandeira nacional da Alemanha Oriental Bandeira nacional da Guiné-Bissau Bandeira nacional da Hungria Bandeira nacional da Índia Bandeira nacional da Indonésia Bandeira nacional do Irã Bandeira nacional do Iraque Bandeira nacional de israel Bandeira nacional do Laos Bandeira nacional do Mali Bandeira nacional da Mongólia Bandeira nacional de Moçambique Bandeira nacional da Nicarágua Bandeira nacional da Coréia do Norte Bandeira nacional da Polônia Bandeira nacional da República do Congo Bandeira nacional da Romênia Bandeira nacional da Rússia Bandeira nacional das Seychelles Bandeira nacional da União Soviética Bandeira nacional do Sri Lanka Bandeira nacional do Sudão Bandeira nacional da Síria Bandeira nacional da Tanzânia Bandeira nacional do Uganda Bandeira nacional de;  Vietnã Bandeira nacional do Iêmen Bandeira nacional da Jugoslávia Bandeira nacional do Zimbábue  Afeganistão; Albânia; Argélia; Angola; Bulgária; Camboja; China; Cuba; Chipre; Alemanha Oriental; Egito; Guiné Equatorial; Estônia; Etiópia; Georgia; Alemanha; Guiné; Guiné-Bissau; Hungria; Indonésia; Índia; Irã; Iraque; Israel; Laos; Líbano; Mali; Mongólia; Moçambique; Nicarágua; Coreia do Norte; Vietnã do Norte; Organização de Libertação da Palestina; Polônia; República do Congo; Romênia; Rússia; Somalilândia; União Soviética; Seychelles; Sri Lanka; Sudão; Síria; Tanzânia; Uganda; Vietnã; Iémen; Iugoslávia; Zimbábue
- Negação antiaérea / espaço aéreo
- Reconhecimento (RECCE)
- Segurança / Defesa / Aplicação da lei / escolta de comboio
- Transporte de tropas
- Utilidade
Comprimento:
21,49 pés (6,55 m)
 
Largura / Extensão:
7,61 ft (2,32 m)
 
Altura:
7,74 pés (2,36 m)
 
Peso:
0 toneladas (10 kg; 22 lb)
 
(Os valores estruturais apresentados pertencem ao modelo de produção BTR-152 )
1 x motor a gasolina ZIL-127K de 6 cilindros em linha, refrigerado a água, fornecendo 110 cavalos de potência a 3.000 rpm.
 
(As informações apresentadas sobre a central elétrica pertencem ao modelo de produção BTR-152 )
Velocidade máxima:
75 km / h
 
Alcance máximo:
650 km
 
(Os valores de desempenho apresentados pertencem ao modelo de produção BTR-152 ; Compare esta entrada com qualquer outra em nosso banco de dados)
TÍPICA:
metralhadora leve SGMB de 1 x 7,62 mm

OPCIONAL:
metralhadora pesada SDhK 1938/46 de 1 x 12,7 mm em vez da oferta de 7,62 mm.
1 OU 2 metralhadoras leves SGMB de 7,62 mm em suportes de tinta treináveis ​​para aumentar o poder de fogo.

Munição: munição de
1.250 x 7.62mm por SGMB que encaixe
munição de 500 x 12.7mm
 
(Os detalhes de armamento apresentados pertencem ao modelo de produção BTR-152 )
BTR-152 - Designação da Série Base
 Tipo 56 - Designação Chinesa
Imagem em tamanho normal nº 1 do BTR-152 Armored Personnel Carrier (APC)

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