Tipo 96 MBT
Tipo 96 MBT
PLA chinês (1997)
Tanque de guerra principal - construído em 2077 *
Tanque de batalha principal de hoje de China
As divisões blindadas de primeira linha em serviço ativo hoje dentro do Exército de Libertação do Povo Chinês estão equipadas com 2.500 MBT tipo 96. Os muito aprimorados Tipo 98 / 99s são, em comparação, reservados apenas a unidades de elite do exército. O Type 96 também é um descendente distante do soviético T-54A .
Este último foi adotado para produção em massa com a ajuda da URSS em 1959 e copiado como o Tipo 59 , depois melhorou gradualmente ao longo dos anos através do Tipo 69/79 (principalmente exportado), do Tipo 80/88 (L7 derivado de 105 mm e novo drivetrain) e, eventualmente, o Type 85 (que trocou a velha torre de fundição hemisférica por uma composta e soldada).
* A produção 2077 em meados de 2016 foi declarada ao lado de 814 Tipo 99s, para um total de 7000 tanques no total.
Através dessa linhagem e das relações mutáveis com a Rússia e o Ocidente, as transferências de tecnologia permitiram aos engenheiros chineses dos vários institutos e centros de pesquisa que trabalham com a Norinco fornecer um MBT acessível e fácil de manter, capaz de lidar com todos os terrenos e climas de um país como país. continente, acompanhando os avanços tecnológicos desses países. No entanto, o grande incentivo por trás de seu desenvolvimento foi a revelação de performances dos Type 69 / 79s de fabricação chinesa do Iraque durante a guerra do golfo de 1991, que enviou uma mensagem clara de que os tanques chineses foram irremediavelmente superados por seus colegas ocidentais.
O protótipo do Tipo 85-III (créditos sinodefence.com)
O MBT do Tipo 96 é amplamente um MBT de segunda / terceira geração de transição que resultou de uma evolução longa, pragmática e adequadamente chinesa e seguido pelo Tipo 96G em 2006 que estabeleceu um novo padrão para futuras atualizações. A importância deste tanque por números e capacidades não deve ser subestimada. Ele substituiu completamente todos os tipos anteriores, agora amplamente em naftalina e depósitos devido a restrições orçamentárias. Este também é o único MBT asiático produzido em tais números e, mesmo que a NORINCO interrompa a produção, agora é estimado em cerca de 3000+, não incluindo os derivados exportados como o VT-1A e o VT-4, que agora são avaliados em alta estima por muitos especialistas mundiais.
Este último foi adotado para produção em massa com a ajuda da URSS em 1959 e copiado como o Tipo 59 , depois melhorou gradualmente ao longo dos anos através do Tipo 69/79 (principalmente exportado), do Tipo 80/88 (L7 derivado de 105 mm e novo drivetrain) e, eventualmente, o Type 85 (que trocou a velha torre de fundição hemisférica por uma composta e soldada).
* A produção 2077 em meados de 2016 foi declarada ao lado de 814 Tipo 99s, para um total de 7000 tanques no total.
Através dessa linhagem e das relações mutáveis com a Rússia e o Ocidente, as transferências de tecnologia permitiram aos engenheiros chineses dos vários institutos e centros de pesquisa que trabalham com a Norinco fornecer um MBT acessível e fácil de manter, capaz de lidar com todos os terrenos e climas de um país como país. continente, acompanhando os avanços tecnológicos desses países. No entanto, o grande incentivo por trás de seu desenvolvimento foi a revelação de performances dos Type 69 / 79s de fabricação chinesa do Iraque durante a guerra do golfo de 1991, que enviou uma mensagem clara de que os tanques chineses foram irremediavelmente superados por seus colegas ocidentais.
O protótipo do Tipo 85-III (créditos sinodefence.com)
O MBT do Tipo 96 é amplamente um MBT de segunda / terceira geração de transição que resultou de uma evolução longa, pragmática e adequadamente chinesa e seguido pelo Tipo 96G em 2006 que estabeleceu um novo padrão para futuras atualizações. A importância deste tanque por números e capacidades não deve ser subestimada. Ele substituiu completamente todos os tipos anteriores, agora amplamente em naftalina e depósitos devido a restrições orçamentárias. Este também é o único MBT asiático produzido em tais números e, mesmo que a NORINCO interrompa a produção, agora é estimado em cerca de 3000+, não incluindo os derivados exportados como o VT-1A e o VT-4, que agora são avaliados em alta estima por muitos especialistas mundiais.
Raízes: O Tipo 85 (1985)
O MBT Tipo 85 foi desenvolvido em grande parte para atingir o nível do T-72 e começou com o chassi do Tipo 80 que exibia um casco novinho em folha e um trem de força moderno. Todos os esforços dos vários institutos de pesquisa resultaram no design de uma nova armadura para o casco e de uma nova torre soldada que definitivamente se alinha com os modelos anteriores de primeira geração de torres fundidas.
Tipo 96A no biatlo Tank 2016 - observe a nova camuflagem digital acastanhada clara
A torre Tipo 85 espelhava notavelmente o design compacto e hexagonal visto nos modelos T-72 e T-64 , que focavam a atenção dos engenheiros. Assim, para o neófito, há pouco a lembrar sua linhagem técnica, mas a aparência pode ser enganosa. O Type 85 entrou em serviço em 1989 e o que se seguiu foi para a China um novo congelamento com o oeste, após os eventos de 1989 com estudantes demonstrando liberdade de expressão.
No entanto, com novas promessas de exportações com o Paquistão para ajudar a financiar mais avanços (Tipo 85H), o Type-85 IIM foi desenvolvido em 1993 ao lado do Tipo 90 e ajudou a combinar vários avanços no poder de fogo (a nova pistola de cano liso de 125 mm e o FCS modernizado ) e proteção com um novo pacote ERA, entre outros, enquanto o Type-85 III é considerado um dos dois ancestrais diretos do Type 96. O Type 85 não foi produzido em massa (apenas cerca de 800 estimados deixaram o NORINCO), mas em grande parte serviu como banco de ensaio para o desenvolvimento do Type 90/96 e do Al-Khalid ou MBT-2000 para o Paquistão.
tipo 96Gs em manobras no deserto (sinodefence.net).
Tipo 96A no biatlo Tank 2016 - observe a nova camuflagem digital acastanhada clara
A torre Tipo 85 espelhava notavelmente o design compacto e hexagonal visto nos modelos T-72 e T-64 , que focavam a atenção dos engenheiros. Assim, para o neófito, há pouco a lembrar sua linhagem técnica, mas a aparência pode ser enganosa. O Type 85 entrou em serviço em 1989 e o que se seguiu foi para a China um novo congelamento com o oeste, após os eventos de 1989 com estudantes demonstrando liberdade de expressão.
No entanto, com novas promessas de exportações com o Paquistão para ajudar a financiar mais avanços (Tipo 85H), o Type-85 IIM foi desenvolvido em 1993 ao lado do Tipo 90 e ajudou a combinar vários avanços no poder de fogo (a nova pistola de cano liso de 125 mm e o FCS modernizado ) e proteção com um novo pacote ERA, entre outros, enquanto o Type-85 III é considerado um dos dois ancestrais diretos do Type 96. O Type 85 não foi produzido em massa (apenas cerca de 800 estimados deixaram o NORINCO), mas em grande parte serviu como banco de ensaio para o desenvolvimento do Type 90/96 e do Al-Khalid ou MBT-2000 para o Paquistão.
tipo 96Gs em manobras no deserto (sinodefence.net).
O Tipo 90 (1990)
O tipo era um desenvolvimento separado, juntamente com o Type 85, pelo Instituto 201 de Pequim (Instituto de Pesquisa de Veículos do Norte da China) e pela Fábrica 617 da Mongólia Interior (First Machine Group Corporation ou Norinco). O grande salto à frente foi repensar a armadura, com o design de um conjunto totalmente modular de blocos para o arco frontal da torre. Esses blocos aparafusados podem ser reparados facilmente ou substituídos quando houver blindagem composta mais avançada, permitindo atualizações rápidas da armadura. além disso, o motor não foi alterado, assim como o trem de força, embora o casco tenha sido modificado para incluir blocos ERA adicionais e as saias laterais tenham sido atualizadas.
Tipo 90-I
Esta versão foi desenvolvida exclusivamente para exportação e destinada ao Paquistão, que procura um MBT de terceira geração. Nesta versão, o compartimento do motor foi elevado e modificado para permitir a instalação de um motor muito maior, o diesel britânico Perkins Shrewsbury CV12-1200 TCA já usado no Challenger 2. Foi acoplado a uma transmissão automática francesa SESM ESM 500 (Leclerc) . Porém, devido ao embargo de armas após os testes nucleares paquistaneses de 1998, o projeto foi interrompido e não houve mais progressos.
Tipo 90-II
Os engenheiros da Norinco aproveitaram esse modelo para criar outra versão usando um mecanismo puramente chinês. No entanto, a usina de 1000 hp era relativamente confiável no sul do clima úmido, mas falhou em atender ao padrão militar exigido para o norte da China, que é bastante árido, e ao clima desértico relativamente comparável do Paquistão. Em resumo, todas as delicadezas desse mecanismo tecnologicamente avançado ainda não foram dominadas.
O Tipo 90-IIM
O Tipo 90-IIM
Tipo 90-IIM
Nesse protótipo, a China negociou com a Ucrânia a entrega (já que os relacionamentos com a Rússia ainda eram bastante tensos) do diesel 6TD. Com esse mecanismo, e mesmo antes do início de qualquer teste, o Paquistão ficou impressionado o suficiente para decidir no papel adotar esse modelo, chamado Al-Khalid. Não foram programados nada menos que 600 tanques para as indústrias pesadas de Taxila no Paquistão até 2007 (com componentes Norinco), seguidos pelo MBT-2000, que é uma variante atualizada.
Ao todo, o Paquistão produziu cerca de 600 Al Khalid, dos quais pelo menos 300 estão em serviço no Exército paquistanês hoje. O design foi adaptado para ser adaptável a várias configurações de mecanismo para exportação. Somente três VT-1A (o nome da exportação do MBT-2000) estão em serviço hoje com o PLAGF para treinamento.
Ao todo, o Paquistão produziu cerca de 600 Al Khalid, dos quais pelo menos 300 estão em serviço no Exército paquistanês hoje. O design foi adaptado para ser adaptável a várias configurações de mecanismo para exportação. Somente três VT-1A (o nome da exportação do MBT-2000) estão em serviço hoje com o PLAGF para treinamento.
Projeto do tipo 96
casco
O casco é baseado no tipo 85. É inteiramente fabricado em aço soldado RHA, com um recesso leve na parte traseira para aumentar artificialmente o ângulo frontal da geleira. O ponto mais característico são as caixas de armazenamento blindadas laterais ou compartimentos fechados, misturados no casco superior. Os lados do casco têm quase todo o lado da laje, mas essas caixas de armazenamento adicionam uma camada extra de proteção. No geral, a configuração geral não muda em comparação com os modelos anteriores. O motorista está localizado no lado esquerdo, com sua própria escotilha de peça única e abertura traseira e três periscópios cobrindo o arco frontal. O central podia ser trocado por um dispositivo de infravermelho, que era de curto alcance no Tipo 96 básico (campo de visão máximo de 800 m).
Ele também tinha uma escotilha de escape extra sob os pés. Na parte traseira, o convés do motor elevado conta com seis grades de resfriamento e persianas, enquanto os dois tubos de escape estão localizados no lado direito. Aparentemente, não existe um sistema para esfriar os vapores ou diminuir a assinatura térmica por infravermelho. No entanto, o mesmo sistema de proteção ativa no estilo soviético encontrado no tipo 80/88/85 anterior é mantido: Um dispositivo que injeta combustível diesel nos tubos de escape quentes para criar uma nuvem de fumaça. Um extintor automático de detecção / supressão é instalado no compartimento do motor e no compartimento da tripulação.
Como os MBTs anteriores, são feitas provisões para tanques de combustível externos extras no painel traseiro (raramente mostrados nas fotos) e a viga comum de remoção de cabos e o cabo de aço de reboque. Na parte frontal da geleira, o quebra-mar soldado é removido para dar espaço aos encaixes dos blocos ERA. Faróis de dia e de blecaute com capas blindadas são colocados de cada lado. Geralmente, existem 8 linhas de 5 blocos ERA por linha, desde o anel da torre até o bico, protegendo toda a geleira. O bico inferior foi protegido por 8 blocos extras para deixar os ganchos de reboque livres.
Foto soberba de um ZTZ96A / G rugindo no deserto noroeste nos anos 2010. Observe a ausência de saias laterais de borracha. Compartilhando a mesma torre, o Type 98 pode ser diferenciado por diferentes rodas (mais espaçadas em um casco muito mais longo), seis painéis laterais de borracha e nova armadura lateral composta. (sinodefence.net)
Ele também tinha uma escotilha de escape extra sob os pés. Na parte traseira, o convés do motor elevado conta com seis grades de resfriamento e persianas, enquanto os dois tubos de escape estão localizados no lado direito. Aparentemente, não existe um sistema para esfriar os vapores ou diminuir a assinatura térmica por infravermelho. No entanto, o mesmo sistema de proteção ativa no estilo soviético encontrado no tipo 80/88/85 anterior é mantido: Um dispositivo que injeta combustível diesel nos tubos de escape quentes para criar uma nuvem de fumaça. Um extintor automático de detecção / supressão é instalado no compartimento do motor e no compartimento da tripulação.
Como os MBTs anteriores, são feitas provisões para tanques de combustível externos extras no painel traseiro (raramente mostrados nas fotos) e a viga comum de remoção de cabos e o cabo de aço de reboque. Na parte frontal da geleira, o quebra-mar soldado é removido para dar espaço aos encaixes dos blocos ERA. Faróis de dia e de blecaute com capas blindadas são colocados de cada lado. Geralmente, existem 8 linhas de 5 blocos ERA por linha, desde o anel da torre até o bico, protegendo toda a geleira. O bico inferior foi protegido por 8 blocos extras para deixar os ganchos de reboque livres.
Foto soberba de um ZTZ96A / G rugindo no deserto noroeste nos anos 2010. Observe a ausência de saias laterais de borracha. Compartilhando a mesma torre, o Type 98 pode ser diferenciado por diferentes rodas (mais espaçadas em um casco muito mais longo), seis painéis laterais de borracha e nova armadura lateral composta. (sinodefence.net)
Torre
A torre é semelhante ao tipo 85 e de construção composta. Sua forma é octogonal, com uma parte frontal reduzida que constitui o manto e a provisão nas duas faces externas dos grandes blocos amour modulares. Nas duas outras faces ligadas aos lados traseiros da torre, são montados dois bancos de descarregadores de fumaça, de configuração variável. Geralmente, são dois bancos de dois e dois de quatro (seis no total por lado).
Os lados traseiros da torre estão segurando o grande cesto de armazenamento que serve de armadura de ripas no estilo BAR para derrotar os RPGs. Não há armazenamento na parte traseira, mas a torre é um pouco alongada e equipada com fixações para o equipamento de forquilha e o tubo de snorkel, colocados transversalmente. A cúpula do comandante está localizada do lado esquerdo e o atirador do lado direito.
Os lados traseiros da torre estão segurando o grande cesto de armazenamento que serve de armadura de ripas no estilo BAR para derrotar os RPGs. Não há armazenamento na parte traseira, mas a torre é um pouco alongada e equipada com fixações para o equipamento de forquilha e o tubo de snorkel, colocados transversalmente. A cúpula do comandante está localizada do lado esquerdo e o atirador do lado direito.
Proteção
O Tipo 96 usou uma torre soldada já testada no Tipo 85, mas é o primeiro tanque na China a usar uma armadura modular. Na parte frontal da torre estão montados três módulos de blindagem composta tipo 683 conectados por parafusos. Eles podem ser substituídos rapidamente quando danificados ou para atualizações, que é uma solução altamente flexível. De acordo com a “indústria de armas da China contemporânea”, esses módulos de blindagem composta foram estudados pelas plantas 52 e 617 e desenvolvidos sobre a blindagem composta Tipo 681 desenvolvida na China, que usava uma estrutura tipo sanduíche “Material especial + metal + compósitos”, capaz de derrotar projéteis estabilizados com aletas e todos os tipos de ogivas com carga modelada.
A 2000 metros de distância, o nível de proteção contra o APFSDS é estimado em 530 mm de armadura de aço homogênea. Isso se compara bem com os tanques russos T-90, mas não com o M1A2 (700 mm) , mas a diferença de peso é tal que esse número parece bastante razoável. De acordo com os dados de comércio exterior da NORINCO, a recém-desenvolvida série FY de proteção ERA da China indica um equivalente ao nível de armadura reativa russa “Kontakt-5”, totalmente comprovada contra rondas APFSDS-T, equivalente a 300 mm de armadura de aço homogênea. Parte da proteção ativa é fornecida pelas argamassas de fumaça acionadas eletricamente em ambos os lados da torre.
Cara do tipo 99 - Créditos defencetalks.com - o design da torre era essencialmente o mesmo.
A 2000 metros de distância, o nível de proteção contra o APFSDS é estimado em 530 mm de armadura de aço homogênea. Isso se compara bem com os tanques russos T-90, mas não com o M1A2 (700 mm) , mas a diferença de peso é tal que esse número parece bastante razoável. De acordo com os dados de comércio exterior da NORINCO, a recém-desenvolvida série FY de proteção ERA da China indica um equivalente ao nível de armadura reativa russa “Kontakt-5”, totalmente comprovada contra rondas APFSDS-T, equivalente a 300 mm de armadura de aço homogênea. Parte da proteção ativa é fornecida pelas argamassas de fumaça acionadas eletricamente em ambos os lados da torre.
Cara do tipo 99 - Créditos defencetalks.com - o design da torre era essencialmente o mesmo.
Armamento
Comparados aos tipos 85 e 80/88, os tipos 90/96 têm um novo canhão de 125 mm de diâmetro liso, acoplado a um carregador automático que poupa o carregador e contribui para manter a torre compacta. O armamento secundário era, como sempre, um LMG coaxial de 7,62 mm com alcance de 1.800 m a 250 rpm e uma metralhadora antiaérea pesada de 12,7 mm montada em torno da cúpula de comando com alcance de 2000 m, respectivamente, com 2.250 balas de 7.62 mm e 500 rodadas de 12,7 mm. Não há dados disponíveis para descrever com mais precisão as características do carregador automático, mas sabe-se que eles foram desenvolvidos a partir do carregador automático russo T-72 e testados nos tipos 88 e 85 e refinados no tipo 85- III
É capaz de seleção de conchas, compactação completa, processo de preenchimento das balas maiores com cargas separadas, personalizadas para o canhão principal de furo liso de 125 mm. A taxa máxima de fogo é de seis voltas por minuto. O novo calibre derivado do Tipo 85-III oferece ao Tipo 96 uma ampla gama de munições compatíveis com os estoques russos T-72, HEAT, HE, APFSDS, mas também ATGMs (mísseis anti-tanque Refleks de fabricação russa). O HE é uma rodada versátil, com efeitos de fragmentação contra veículos de pele macia e infantaria, complementando o FRAG-E usual. A provisão normal é de 42 rodadas de todos os tipos. A arma em si tinha uma depressão de -4 e + 12 graus de elevação.
APFSDS:Velocidade do focinho 1.730 m / s, penetração da blindagem 500 mm RHA a 0 ° a 2.000 m. Trata-se de uma munição de 546,5 mm de comprimento e 7,34 kg de peso, compatível com a pistola tanque T-72 de acordo com a NORINCO.
BK-27 HEAT: Ogiva de carga tripla, valor de penetração de 600 mm de RHA a 0 ° a 2000 m
BK-29 HEAT: Carga tripla, tampa do penetrador rígido, tungstênio ou urânio empobrecido, projetada para lidar com armaduras reativas. Valor de penetração 550 mm de RHA a 0 ° a 2000 m.
É capaz de seleção de conchas, compactação completa, processo de preenchimento das balas maiores com cargas separadas, personalizadas para o canhão principal de furo liso de 125 mm. A taxa máxima de fogo é de seis voltas por minuto. O novo calibre derivado do Tipo 85-III oferece ao Tipo 96 uma ampla gama de munições compatíveis com os estoques russos T-72, HEAT, HE, APFSDS, mas também ATGMs (mísseis anti-tanque Refleks de fabricação russa). O HE é uma rodada versátil, com efeitos de fragmentação contra veículos de pele macia e infantaria, complementando o FRAG-E usual. A provisão normal é de 42 rodadas de todos os tipos. A arma em si tinha uma depressão de -4 e + 12 graus de elevação.
APFSDS:Velocidade do focinho 1.730 m / s, penetração da blindagem 500 mm RHA a 0 ° a 2.000 m. Trata-se de uma munição de 546,5 mm de comprimento e 7,34 kg de peso, compatível com a pistola tanque T-72 de acordo com a NORINCO.
BK-27 HEAT: Ogiva de carga tripla, valor de penetração de 600 mm de RHA a 0 ° a 2000 m
BK-29 HEAT: Carga tripla, tampa do penetrador rígido, tungstênio ou urânio empobrecido, projetada para lidar com armaduras reativas. Valor de penetração 550 mm de RHA a 0 ° a 2000 m.
Mobilidade
O Type 96 conta com o mesmo trem de força modernizado do Type 80/85/88 anterior, composto por seis rodas de estrada leves, cada uma com seu próprio braço de torção independente, e amortecedores são colocados além da suspensão das rodas dianteiras e uma traseira conjunto. O soquete da unidade, a roldana, os rolos de retorno e as esteiras não são alterados. Como os modelos anteriores, todo o trem de força é protegido por saias de borracha (seis painéis) para derrotar os RPGs.
O tipo 96 depende, por muitos anos, do motor diesel turboalimentado a água 12150ZL tipo V-12, classificado para 537 quilowatts (730 hp) a 2200 rpm. Esta unidade de energia é derivada dos projetos ocidentais (alemães) do final dos anos 80, mas não havia aprimoramento técnico disponível quando o molhado proibiu as transferências de tecnologia depois de 1989. A série Tipo 96 poderia ter sido atualizada com o diesel experimental doméstico de 85 cavalos de potência III-85, mas o último foi concebido para a exportação do mercado de comércio exterior e não corresponde às especificações próprias do PLA chinês, com base em uma ampla gama de diversidade climática.
ZTZ-96 na entrada do museu de tanques de Pequim.
De acordo com dados oficiais, o desenvolvimento do diesel turboalimentado 12150ZL foi iniciado em 1973 e o primeiro protótipo foi testado em 1974 e, desde então, passou por 13 anos de melhorias sucessivas. A partir dos Relatórios de 1987 e quase 17 anos de carreira no Type 80, o motor é descrito como "robusto, confiável, durável e fácil de manter", a manutenção fácil tem sido o principal fator de confiança, de acordo com o ponto de vista da doutrina do PLA.
Este motor é basicamente derivado do B2 soviético usado no T-54A, que foi adaptado aos tanques do Tipo 59 e atingiu o máximo de sua possível evolução técnica e aprimoramentos. Essa longa experiência e semelhança ajudaram a reduzir bastante a pressão no departamento de logística, que usava muitas peças de reposição compartilhadas entre os motores diesel 12150ZL e 12150ZL-7. Essa escolha também facilitou e simplificou o treinamento de manutenção para a equipe, a mecânica e se mostrou extremamente valiosa do ponto de vista econômico a longo prazo, embora, para o Tipo 96G, obviamente não fosse mais suficiente.
As performances de campo foram as seguintes: Velocidade máxima de 65 km / h, capacidade de escalada: inclinação 60%, inclinação lateral 40%, degrau vertical 0,8 m. foi encontrado capaz de atravessar uma vala de 2,7 m de largura, ford de 1,4 m de água ou 5 metros com preparação.
Comparação entre o ZTZ99A2 e o Tipo 96G.
O tipo 96 depende, por muitos anos, do motor diesel turboalimentado a água 12150ZL tipo V-12, classificado para 537 quilowatts (730 hp) a 2200 rpm. Esta unidade de energia é derivada dos projetos ocidentais (alemães) do final dos anos 80, mas não havia aprimoramento técnico disponível quando o molhado proibiu as transferências de tecnologia depois de 1989. A série Tipo 96 poderia ter sido atualizada com o diesel experimental doméstico de 85 cavalos de potência III-85, mas o último foi concebido para a exportação do mercado de comércio exterior e não corresponde às especificações próprias do PLA chinês, com base em uma ampla gama de diversidade climática.
ZTZ-96 na entrada do museu de tanques de Pequim.
De acordo com dados oficiais, o desenvolvimento do diesel turboalimentado 12150ZL foi iniciado em 1973 e o primeiro protótipo foi testado em 1974 e, desde então, passou por 13 anos de melhorias sucessivas. A partir dos Relatórios de 1987 e quase 17 anos de carreira no Type 80, o motor é descrito como "robusto, confiável, durável e fácil de manter", a manutenção fácil tem sido o principal fator de confiança, de acordo com o ponto de vista da doutrina do PLA.
Este motor é basicamente derivado do B2 soviético usado no T-54A, que foi adaptado aos tanques do Tipo 59 e atingiu o máximo de sua possível evolução técnica e aprimoramentos. Essa longa experiência e semelhança ajudaram a reduzir bastante a pressão no departamento de logística, que usava muitas peças de reposição compartilhadas entre os motores diesel 12150ZL e 12150ZL-7. Essa escolha também facilitou e simplificou o treinamento de manutenção para a equipe, a mecânica e se mostrou extremamente valiosa do ponto de vista econômico a longo prazo, embora, para o Tipo 96G, obviamente não fosse mais suficiente.
As performances de campo foram as seguintes: Velocidade máxima de 65 km / h, capacidade de escalada: inclinação 60%, inclinação lateral 40%, degrau vertical 0,8 m. foi encontrado capaz de atravessar uma vala de 2,7 m de largura, ford de 1,4 m de água ou 5 metros com preparação.
Comparação entre o ZTZ99A2 e o Tipo 96G.
Tipo 96A / G (2006)
Melhorias gerais:
O Type 96A / G (às vezes chamado 96A às vezes 96G, mas qualquer diferença significativa é difícil de resolver) foi oficialmente apresentado em 2006 como um modelo totalmente modernizado, apresentando um conjunto de armaduras de torre completamente revisado, aparentemente semelhante à série Type 98/99 MBT. Ele possui um sistema passivo de contramedidas comparável ao russo Shtora-1, que bloqueadores eletro-ópticos em ambos os lados da torre destinam-se a comandos adversos do SACLOS para alinhar o ATGMS, bem como telêmetros a laser e designadores de alvo.
Outra inovação é o uso de um sistema de imagem térmica com um potente intensificador de imagem para a visão do artilheiro e existe um novo sistema de controle de combate a incêndio que possui sistema de rastreamento automático como tanques ocidentais, permitindo uma capacidade de caçador-assassino. No casco frontal e na torre, é instalado um novo conjunto ERA doméstico. Isso contribui para uma capacidade de disparo muito mais precisa e padrões de proteção da verdadeira 3ª geração. MBT, um salto adiante em comparação com o Tipo 96 anterior.
Recursos de visão noturna, no entanto, o alcance da noite / dia com baixa visibilidade lutando para se estender de 800 a 2000 m em comparação com o modelo anterior. Nada estava certo, no entanto, sobre seus recursos de tiro em movimento em 2006. Ele foi listado nas fichas técnicas conhecidas do Tipo 96G desde então, bem como em um sistema de supressão a laser.
O tipo 96A / G (Wikipedia)
Outra inovação é o uso de um sistema de imagem térmica com um potente intensificador de imagem para a visão do artilheiro e existe um novo sistema de controle de combate a incêndio que possui sistema de rastreamento automático como tanques ocidentais, permitindo uma capacidade de caçador-assassino. No casco frontal e na torre, é instalado um novo conjunto ERA doméstico. Isso contribui para uma capacidade de disparo muito mais precisa e padrões de proteção da verdadeira 3ª geração. MBT, um salto adiante em comparação com o Tipo 96 anterior.
Recursos de visão noturna, no entanto, o alcance da noite / dia com baixa visibilidade lutando para se estender de 800 a 2000 m em comparação com o modelo anterior. Nada estava certo, no entanto, sobre seus recursos de tiro em movimento em 2006. Ele foi listado nas fichas técnicas conhecidas do Tipo 96G desde então, bem como em um sistema de supressão a laser.
O tipo 96A / G (Wikipedia)
Proteção
Comparada ao tipo básico 96, a nova proteção é exibida na frente e nas laterais da torre com a instalação de um novo tipo de módulos de blindagem reativa. O nível de proteção equivalente à capacidade de perfuração de blindagem do tipo 96G saltou para 830 mm de RHA, com um nível de atualização "Kontakt-5" comparável ao T-90 russo. De acordo com relatos norte-americanos, alemães e chineses, de 1996 a 1999, de testes de incêndio ao vivo, mesmo usando os mais recentes penetradores M829A2 US DU (urânio empobrecido) a 1.500 m de distância, nenhum dano efetivo pode ser causado a um tanque equipado com o “Kontakt-5 “Tipo ERA.
Isso alavanca o grau geral de proteção do Tipo 96G, que já é equivalente ao nível de blindagem composta "Dolly Parton" do T-72. Os Type 98 / 99s não estão melhor protegidos nessa ocorrência, mas coloque o cursor sobre a mobilidade, que é a cura de Aquiles do Type 96G. Comparativamente ao seu casco relativamente leve e de baixo perfil - especialmente comparado ao M1A2 -, esse nível de proteção é bastante honroso. Há também uma NBC coletiva e uma leve pressão excessiva dentro do compartimento de combate.
Isso alavanca o grau geral de proteção do Tipo 96G, que já é equivalente ao nível de blindagem composta "Dolly Parton" do T-72. Os Type 98 / 99s não estão melhor protegidos nessa ocorrência, mas coloque o cursor sobre a mobilidade, que é a cura de Aquiles do Type 96G. Comparativamente ao seu casco relativamente leve e de baixo perfil - especialmente comparado ao M1A2 -, esse nível de proteção é bastante honroso. Há também uma NBC coletiva e uma leve pressão excessiva dentro do compartimento de combate.
Mobilidade
Isso foi pago em troca de um aumento considerável no peso (que subiu 3 toneladas), enquanto a usina não seguiu a série anterior e, portanto, se traduziu em perda de mobilidade. Para muitas fontes, no entanto, a usina Tipo 96G foi atualizada para 1000 hp. Basicamente, esse mecanismo é derivado do usado no 85/88. O Type 96A / G 44 toneladas de peso em combate por seus 730 hp foi comercializado em apenas 16,6 hp / t, enquanto no T-90 russo existem 840 cavalos de potência disponíveis para mover 46,5 toneladas, resultando em uma proporção de 18 hp / ton e 24,1 hp / ton no tipo 96A / G.
A mobilidade em campo, as capacidades de escalada, as acelerações são aprimoradas no Type 96G. Ainda há espaço para melhorias para o motor antigo, como a confiabilidade da caixa de engrenagens planetárias do mecanismo de direção ou o aumento dos dispositivos de reforço hidráulico para reduzir a tensão física no motorista.
Reconhecimento visual dos tanques de exportação VT1A / VT-4A da Norinco, seus produtos mais recentes.
A mobilidade em campo, as capacidades de escalada, as acelerações são aprimoradas no Type 96G. Ainda há espaço para melhorias para o motor antigo, como a confiabilidade da caixa de engrenagens planetárias do mecanismo de direção ou o aumento dos dispositivos de reforço hidráulico para reduzir a tensão física no motorista.
Reconhecimento visual dos tanques de exportação VT1A / VT-4A da Norinco, seus produtos mais recentes.
Exportações
O único verdadeiro cliente estrangeiro do Type 96 é o Sudão, que comprou cerca de 200 Type 96A. Estes foram os únicos do tipo realmente sangrentos em combate, em Heglig, em 2012, contra os MBTs do sul do Sudão T-72, aparentemente marcando 4 mortes sem perdas.
Al Khalid paquistanês
Montados nas indústrias pesadas Taxila com Tipo 90-IIM / MBT 2000, cerca de 500 MBTs Al Khalid estão em serviço e foram exibidos na Arábia Saudita, entre outros. Os potenciais clientes do Al Khalid incluem o Peru, mas mais tarde o acordo foi bloqueado por reivindicações de questões de comércio exterior de patentes sensíveis da Ucrânia (o principal mecanismo). O Sri Lanka comprou 22 Al-Khalid.
Exportações do MBT-2000 O
Bangladesh comprou 44 MBT-2000 entregues pela Norinco em 2012-2013. Mianmar também encomendou alguns (números desconhecidos).
Exportações de VT-1 para VT-4
O VT-1 / VT-2 e VT-4 são versões de exportação da mistura MBT-2000 em destaque no Al Khalid e no Tipo 96A / G. Até agora, apenas o Marrocos comprou o VT-1, pois 150 foram encomendados e entregues em 2011-2013.
Al Khalid paquistanês
Montados nas indústrias pesadas Taxila com Tipo 90-IIM / MBT 2000, cerca de 500 MBTs Al Khalid estão em serviço e foram exibidos na Arábia Saudita, entre outros. Os potenciais clientes do Al Khalid incluem o Peru, mas mais tarde o acordo foi bloqueado por reivindicações de questões de comércio exterior de patentes sensíveis da Ucrânia (o principal mecanismo). O Sri Lanka comprou 22 Al-Khalid.
Exportações do MBT-2000 O
Bangladesh comprou 44 MBT-2000 entregues pela Norinco em 2012-2013. Mianmar também encomendou alguns (números desconhecidos).
Exportações de VT-1 para VT-4
O VT-1 / VT-2 e VT-4 são versões de exportação da mistura MBT-2000 em destaque no Al Khalid e no Tipo 96A / G. Até agora, apenas o Marrocos comprou o VT-1, pois 150 foram encomendados e entregues em 2011-2013.
Serviço ativo
O Type 96 entrou em serviço em 1997 no PLA, substituindo gradualmente todos os Type 59s atualizados em serviço por unidades de primeira linha e, posteriormente, por sua vez, o Type 88 que havia sido colocado em campo recentemente. Os observadores militares ocidentais acreditavam que o Tipo 96 era chamado de Tipo 88C, e a versão de exportação, Tipo 90. Este último nunca entrou em serviço com o PLA, mas serviu como bancos de ensaio e, na verdade, principalmente para versões de exportação.
A ironia disso foi que o último foi mais poderoso e rápido que o Type 96. Quando o Type 96A / G foi lançado em 2007, por sua vez, substituiu gradualmente algumas unidades de elite da linha de frente que ainda não estavam equipadas com o Type 98/99. . Agora que estes últimos são em número suficiente, os Type 96A / G são considerados as melhores unidades blindadas regulares, enquanto os Type 85 / 88s são mantidos para unidades de reserva, treinamento e depósitos em tempo de paz. Com a adição desses tanques, mais os Type 80s, Type 79 e Type 59-III ainda utilizáveis por recrutas, estima-se que o PLA possa mobilizar até 5000 tanques.
Reconhecimento visual do Al Khalid / MBT-2000. Respectivamente Bangladesh (canto superior esquerdo), Paquistão (canto superior direito) e Mianmar.
O Type 96G formou a espinha dorsal das unidades do norte da linha de frente, ao lado do Type 98/99, consideradas apenas para as unidades de elite. É, de certo modo, uma estratégia similar de “dois tanques” que também é preferida na Rússia. A modernização planejada do Type 96 está em andamento, tornando todas as unidades ativas equipadas com um MBT de terceira geração que desta vez se compara bem aos tanques ocidentais e russos da geração T-80 /90. Em qualquer caso de um conflito com a Coréia do Sul ou o Japão, ambos com alguns MBTs de última geração, os Type 99s seriam opostos, já que o K1 e o Type 10(que são extremamente caros) são poucos em número.
Embora a produção do Type 96 tenha cessado em 2006, foi reiniciada em 2007-2010 para o Type 96G ou ZTZ-96G, que foi muito aprimorado. No entanto, deve-se dizer que a atenção orçamentária do governo mudou claramente para a marinha e a força aérea na última década (2005-2015), diminuindo gradualmente as alocações de equipamentos modernos para o PLAGF. Em conseqüência, não estão planejados ainda mais sistemas modernos de visão noturna ou suspensão ativa hidráulica para equipar a frota do Tipo 96s.
A China apresentou o Type 96A em um tanque russo de “biatlo” em agosto de 2014, comparando-se bem aos T-72Bs russos, mas ficou em terceiro lugar, conquistando respeito por suas armas avançadas, excelente armadura e capacidade de tiro rápido, mas falhou sua marca em geral devido a digno de nota. O tamanho do casco ainda é muito apertado para montar um motor de mais de 1000 ou uma usina comparável ao Tipo 99. Mas o que o Tipo 96 ainda não testado carece de mobilidade, compensa amplamente pelas boas características gerais em poder de fogo e proteção, que são excelente por seu peso total, especialmente se comparado a tanques ocidentais muito mais pesados da faixa de 60 a 70 toneladas.
Digite 99 no deserto do norte. O Type 98/99 é uma versão muito evoluída do Type 96A / G
A ironia disso foi que o último foi mais poderoso e rápido que o Type 96. Quando o Type 96A / G foi lançado em 2007, por sua vez, substituiu gradualmente algumas unidades de elite da linha de frente que ainda não estavam equipadas com o Type 98/99. . Agora que estes últimos são em número suficiente, os Type 96A / G são considerados as melhores unidades blindadas regulares, enquanto os Type 85 / 88s são mantidos para unidades de reserva, treinamento e depósitos em tempo de paz. Com a adição desses tanques, mais os Type 80s, Type 79 e Type 59-III ainda utilizáveis por recrutas, estima-se que o PLA possa mobilizar até 5000 tanques.
Reconhecimento visual do Al Khalid / MBT-2000. Respectivamente Bangladesh (canto superior esquerdo), Paquistão (canto superior direito) e Mianmar.
O Type 96G formou a espinha dorsal das unidades do norte da linha de frente, ao lado do Type 98/99, consideradas apenas para as unidades de elite. É, de certo modo, uma estratégia similar de “dois tanques” que também é preferida na Rússia. A modernização planejada do Type 96 está em andamento, tornando todas as unidades ativas equipadas com um MBT de terceira geração que desta vez se compara bem aos tanques ocidentais e russos da geração T-80 /90. Em qualquer caso de um conflito com a Coréia do Sul ou o Japão, ambos com alguns MBTs de última geração, os Type 99s seriam opostos, já que o K1 e o Type 10(que são extremamente caros) são poucos em número.
Embora a produção do Type 96 tenha cessado em 2006, foi reiniciada em 2007-2010 para o Type 96G ou ZTZ-96G, que foi muito aprimorado. No entanto, deve-se dizer que a atenção orçamentária do governo mudou claramente para a marinha e a força aérea na última década (2005-2015), diminuindo gradualmente as alocações de equipamentos modernos para o PLAGF. Em conseqüência, não estão planejados ainda mais sistemas modernos de visão noturna ou suspensão ativa hidráulica para equipar a frota do Tipo 96s.
A China apresentou o Type 96A em um tanque russo de “biatlo” em agosto de 2014, comparando-se bem aos T-72Bs russos, mas ficou em terceiro lugar, conquistando respeito por suas armas avançadas, excelente armadura e capacidade de tiro rápido, mas falhou sua marca em geral devido a digno de nota. O tamanho do casco ainda é muito apertado para montar um motor de mais de 1000 ou uma usina comparável ao Tipo 99. Mas o que o Tipo 96 ainda não testado carece de mobilidade, compensa amplamente pelas boas características gerais em poder de fogo e proteção, que são excelente por seu peso total, especialmente se comparado a tanques ocidentais muito mais pesados da faixa de 60 a 70 toneladas.
Digite 99 no deserto do norte. O Type 98/99 é uma versão muito evoluída do Type 96A / G
Links para o Type 96
O MBT Tipo 90/96 na wikipedia…
O Tipo 96 em military-today.com
Tipo 96 em armyrecoignition.com
O MBT Al Khalid muito próximo na Wikipedia.
Fotos adicionais (site em chinês).
O Tipo 96 em military-today.com
Tipo 96 em armyrecoignition.com
O MBT Al Khalid muito próximo na Wikipedia.
Fotos adicionais (site em chinês).
Galeria
Especificações chinesas do tipo 96 (ZTZ-96) MBT. | |
Dimensões | Casco de 10,28 (oa) x 3,45 x 2,3 m (xx fts) |
Peso total, pronto para a batalha: | 43 a 48 toneladas longas totalmente carregadas |
Equipe técnica | 3 (Comandante, Artilheiro, Motorista) |
Armamento | 125 milímetros SB Tipo 90, 45 círculos. AA Tipo 85 12,7 mm HMG. 7,62 mm LMG coaxial |
Armaduras | Classificado. ERA, compósitos, modulares. |
Propulsão | Norinco Turbodiesel 780 cv (582 kW) P / w 18 cv / tonelada |
Velocidade máxima | 65 km / h (40 mph) |
Alcance | 400 km (250 milhas) |
Suspensão | Barra de torção |
Produção total | Cerca de 3000+ estimados a partir de hoje. |
Tipo 85 Para comparação. O Type 96 reutilizou o conceito de chassi e armadura modular do Type 85
Tipo 85-III MBT. Com o IIM, este modelo foi pioneiro na nova pistola de furo liso de 125 mm.
Tipo 96 (ZTZ-96) da primeira série agora em exibição no museu de tanques de Pequim. Este modelo anterior mostra rodas de aro pintadas de branco e provavelmente foi apresentado em um desfile de revolução anual. Pelo menos 1.500 desta primeira série foram construídos até 2006.
Digite 96 em manobras.
Digite 96 em manobras (outra).
Digite 96A do PLA chinês da produção inicial. A camuflagem digital ainda não era a norma.
Digite 96A1 (1995) em manobras na década de 2010.
O tipo 96G (1996) em conjunto se exercita para combater o terrorismo em agosto de 2014.
Al-Khalid paquistanês, derivado do chinês Tipo 96IIM
Myanmar Al Khalid em 2014.
MBT-2000 de Bangladesh.
Sudanês Tipo 96 MBT, de acordo com imagens e fotos da parada de TV.
Tipo marroquino 96 VT-1A. Pelo menos 54 VT-1A estão em serviço com o Exército Real de Marrocos e melhoraram muito em comparação com o T-72 médio, paralelo ao T-80UM2, com proteção combinada de compósitos e ERA e eletrônicos ocidentais. O modelo é bastante secreto e as fotos são praticamente impossíveis de fornecer, no entanto, é feita uma relação com o mais recente modelo de exportação da Norinco, o VT-4 / MBT 3000, apresentado em uma decoração marrom-avermelhada no deserto.
O tanque de guerra principal da Norinco VT-4 MBT-3000 (2015), destinado principalmente ao Oriente Médio e Sul da Ásia.
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